NA PRÁTICA DA ORALIDADE
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
O Na compreensão dos sentidos nas mensagens orais e escritas.
NA PRÁTICA DA LEITURA
O Na leitura autônoma de textos de diferentes gêneros.
NA PRÁTICA DA ESCRITA
O Na produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando corretamente as regras ortográficas e de pontuação.
O Na revisão de seus próprios textos a partir de uma primeira versão com ajuda do professor
NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
O Na ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades,
O Na interpretação e produção da escrita numérica, considerando as regras do sistema de numeração decimal.
O Na construção do significado de número racional e de sua representação fracionária a partir de seus diferentes usos.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
O Na resolução de situações problema e na consolidação de significados das operações fundamentais que envolvam números naturais e racionais..
O Na reflexão e ampliação dos procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado.
ESPAÇO E FORMA
O No estabelecimento de pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições.
O Na identificação de características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções.
GRANDEZAS E MEDIDAS
O Na construção de significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social.
O Na utilização de procedimentos e instrumentos de medidas usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
O Na leitura, na análise e na interpretação de informações e dados apresentados em tabelas e gráficos.
TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA, CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICA
O No reconhecimento das relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras, seja no presente ou no passado.
O Na identificação das ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS E UNIVERSO
O Na identificação e compreensão das relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos, nos diferentes ambientes.
O Na compreensão do corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo.
O Na compreensão do alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo.
RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA
O No reconhecimento das ações humanas nas mudanças e permanências das paisagens urbanas e rurais em diferentes épocas.
O Na utilização da linguagem cartográfica para representar informações observando a necessidade de indicação de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
O Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte.
MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.
O Na identificação de sons ambientais.
O No desenvolvimento de arranjos, improvisações e composições baseados nos elementos da linguagem musical.
TEATRO
O Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática).
O Na pesquisa, elaborou e utilização de máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral.
DANÇA
O Na articulação de sensações corporais e marcas gráficas (elementos da natureza etc)
O Na articulação de sensações corporais e marcas gráficas (elementos da natureza etc)
O No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos)
ESPORTES
O No desenvolvimento de autonomia, independência e responsabilidades.O No respeito às regras das atividades e a todos os seus colegas sem nenhum tipo de discriminação.
JOGOS E BRINCADEIRAS
O No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
O Na prática de jogos simbólicos.
O Na organização autônoma de alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais.
GINÁSTICA
O Na percepção de interações fisiológicas provocadas pelo esforço físico.
O Na coordenação dos movimentos, da flexibilidade, da força calculando a maneira mais adequada de conseguir seus objetivos.
DANÇA
O Na participação de manifestações da cultura corporal.O Na descrição oral das partes do corpo e suas funções.
EXPRESSÃO E MOVIMENTO
O No reconhecimento e compreensão das suas limitações e possibilidades corporais.
O No desenvolvimento de cuidados simples de higiene.
O Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.
CONHECIMENTO DE SI
O Na compreensão por meio de atividades diversas (textos, vídeos, conversas, dramatizações) a composição da família bem como suas diferenças (família direta ou indireta).
O Percebendo-se como parte integrante de pequenos grupos (escola, família, igreja) e, assim da sociedade.
O Na identificação e valorização do que se aprendeu e sua utilidade na vida.
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
MEIO AMBIENTE
O Na demonstração de respeito e sabedoria no cuidado com a natureza (cuidado com animais, água, plantas etc...) valorizando-a como importante para sua vida.
O Na demonstração de atitudes de respeito ao bem comum, como forma de preservação (patrimônio, escola, mobiliário e materiais escolares, prédio etc...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário