"A matemática é o alfabeto com o qual DEUS escreveu o universo." Pitagoras
Essa apostila foi elaborada enquanto estava na coordenação pedagógica com a finalidade de ajudar os professores a exercitarem junto com os alunos atividades que caíam em avaliações externas. Ela era disponibilizada desde o começo do ano para, aos poucos, os alunos irem se acostumando com marcar alternativas e responder em gabarito, ou seja, além de responder na apostila que era sua, ele entregava as respostas em forma de gabarito para prof. corrigir. Ao entregar aos alunos o gabarito corrigido, aí sim, as atividades eram corrigidas juntamente com eles na lousa. Como a FONTE naquele momento não era a preocupação principal e a maioria das atividades foram tiradas de SARESP, PROVA e PROVINHA BRASIL, pode ser que ocorra, alguma atividade ter um autor. É só avisar que coloco os créditos ou retiro a atividade. Meu maior objetivo, agora, é contribuir para que professores de outras escolas tenham esse material para trabalhar com seus alunos. Ao colocar 3º e 4º ano deixo aberto em que série trabalhar pois sei que a realidades até em salas da mesma unidade escolar são muito diferentes ficando assim a critério do professor qual atividade trabalhar e em que ano.
SIMULADOS
SIMULADOS
NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
O Na ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades.
O Na interpretação e produção da escrita numérica, considerando as regras do sistema de numeração decimal.
O Na construção do significado de número racional e de sua representação fracionária a partir de seus diferentes usos.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
O Na resolução de situações problema e na consolidação de significados das operações fundamentais que envolvam números naturais e racionais.
O Na reflexão e ampliação dos procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado.
ESPAÇO E FORMA
O No estabelecimento de pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições.
O Na identificação de características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções.
GRANDEZAS E MEDIDAS
O Na construção de significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social.
O Na utilização de procedimentos e instrumentos de medidas usuais ou não, selecionando o mais
adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
O Na leitura, na análise e na interpretação de informações e dados apresentados em tabelas e gráficos.
Uma sugestão: Sei que nem todas as escolas colocam xerox a disposição do professor por isso pode-se fazer parcerias entre os mesmos e com o xerox de uma atividade todas as salas trabalharem em forma de revezamento já que os exercícios podem ser resolvidos no caderno e entregue ao professor em forma de gabarito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário