DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MATEMÁTICA 3º E 4º ANO

"A matemática é o alfabeto com o qual DEUS escreveu o universo." Pitagoras



Essa apostila foi elaborada enquanto estava na coordenação pedagógica com a finalidade de ajudar os professores a exercitarem junto com os alunos atividades que caíam em avaliações externas. Ela era disponibilizada desde o começo do ano para, aos poucos, os alunos irem se acostumando com marcar alternativas e responder em gabarito, ou seja, além de responder na apostila que era sua, ele entregava as respostas em forma de gabarito para prof. corrigir. Ao entregar aos alunos o gabarito corrigido, aí sim, as atividades eram corrigidas juntamente com eles na lousa. Como a FONTE naquele momento não era a preocupação principal e a maioria das atividades foram tiradas de SARESP, PROVA e PROVINHA BRASIL, pode ser que ocorra, alguma atividade ter um autor. É só avisar que coloco os créditos ou retiro a atividade. Meu maior objetivo, agora, é contribuir para que professores de outras escolas tenham esse material para trabalhar com seus alunos. Ao colocar 3º e 4º ano deixo aberto em que série trabalhar pois sei que a realidades até em salas da mesma unidade escolar são muito diferentes ficando assim a critério do professor qual atividade trabalhar e em que ano.
                                                           SIMULADOS

NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL 
O Na ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades. 
O Na interpretação e produção da escrita numérica, considerando as regras do sistema de numeração decimal. 
O Na construção do significado de número racional e de sua representação fracionária a partir de seus diferentes usos.
 OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS 
O Na resolução de situações problema e na consolidação de significados das operações fundamentais que envolvam números naturais e racionais. O Na reflexão e ampliação dos procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado. 
ESPAÇO E FORMA 
O No estabelecimento de pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições. 
O Na identificação de características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções. 
 GRANDEZAS E MEDIDAS 
O Na construção de significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social.
O Na utilização de procedimentos e instrumentos de medidas usuais ou não, selecionando o mais 

adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado. 
 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO 
O Na leitura, na análise e na interpretação de informações e dados apresentados em tabelas e gráficos.




































           Uma sugestão: Sei que nem todas as escolas colocam xerox a disposição  do  professor  por  isso  pode-se fazer parcerias entre os mesmos e com o xerox de uma  atividade todas as salas trabalharem em forma de revezamento já que os exercícios podem ser resolvidos no caderno e entregue ao professor em forma de gabarito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário