DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A MENTIRA DO SAPO

"Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir." Winston Churchill
  

NA PRÁTICA DA ORALIDADE
1º ANO
O Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão.
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
2º ANO
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
 O Na compreensão dos sentidos nas mensagens orais e escritas.
  NA PRÁTICA DA LEITURA
1º ANO
O No interesse pela leitura de histórias.
2º ANO
O Na leitura de textos de diferentes gêneros.
NA PRÁTICA DA ESCRITA
1º ANO
O Na escrita de seu nome escrito e de outras pessoas.
O Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos
2º ANO
O Na produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética.
 
NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
1º ANO
O No reconhecimento, na valorização e na construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
ESPAÇO E FORMA
1º ANO
O No reconhecimento e na valorização das noções de espaço/forma como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
2º ANO
O No estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço.
GRANDEZAS E MEDIDAS
1º ANO
O No reconhecimento e na valorização de grandezas mensuráveis.


 TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA, CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICA
1º ANO
O Na ampliação de sua autoconfiança, independência e autonomia.
2º ANO
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS E UNIVERSO
1º ANO
O No reconhecimento de que a paisagem é formada por diferentes componentes interdependentes.
2º ANO
O Na compreensão do ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos
RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA
2º ANO
O Na compreensão de que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação ás condições do ambiente em que vivem
1º E 2º ANO
ARTES VISUAIS
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
TEATRO
O Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática).
DANÇA
O No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos)


JOGOS E BRINCADEIRAS
O No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
O Na prática de jogos simbólicos.
O Na organização autônoma de alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais.
EXPRESSÃO E MOVIMENTO
O No reconhecimento e compreensão das suas limitações e possibilidades corporais.
O Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.


1º E 2º ANOS
CONHECIMENTO DE SI
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
MEIO AMBIENTE
O Na demonstração de respeito e sabedoria no cuidado com a natureza (cuidado com animais, água, plantas etc...) valorizando-a como importante para sua vida.
ATIVIDADES
* Reconto oral e escrito coletivamente da história
* Interpretação oral e escrita da história
* Interpretação da história através de desenhos
* Atividades de escrita que possibilitem ao aluno avanços na escrita


* Confecção de sapinhos com e.v.a;
* Visualização de objetos da cor verde;
* Formas circulares;

*VERDADE X MENTIRA: CONSEQUÊNCIAS
*Desistir antes da hora (PERSEVERANÇA)
* Pensar antes de agir;
* Arcar com as consequências de seu atos;
* Regras de convivência;
* Palavrinhas mágicas














* Jogo tendo como foco principal a lateralidade: direta e esquerda 
 Sapos
Lógica - Faça com que os sapos machos fiquem à direita e as fêmeas à esquerda
Fonte:JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO . Disponível em:

MATEMÁTICA HISTORIADA
* Classificação, Seriação, Sequência
Fonte:Matemática Para Ensinar e Divertir. Matemática Historiada. Disponível em:
Fonte: YouTube.O Sapo Não Lava o Pé - Animazoo. Disponível em:

* Respeito e cuidado com a natureza;
* Valorização da natureza.


Fonte: YouTube.Anfibios. Disponível em:


Fonte:Youtube.Aventura Selvagem - Universo dos Anfíbios 27/07/13 - Parte 1. Disponível em:  
Fonte:Youtube.Aventura Selvagem - Universo dos Anfíbios 27/07/13 - Parte 2. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário