ALUNO (A): ___________________________________________________
PROFESSORA: _________________________________________________
DATA: ______/______/__________
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
2º BIMESTRE
3º ANO
2-Leia o texto e responda:
Vera observa o quintal com atenção enquanto regava as plantas. Notou que havia lagartas comendo folhas de couve: alguns sabiás se alimentavam das lagartas mais visíveis nas folhas. As galinhas ciscavam o chão, catando sementes e bichinhos que encontravam.
a) Identifique um animal herbívoro, um animal onívoro e um animal carnívoro no texto acima.
Herbívoro___________________ Carnívoro_________________ Onívoro________________
LEÃO (1) |
ÁRVORE (2) |
LAGARTA (3) |
BACTÉRIAS (4) |
1__________________2__________________
3__________________ 4___________________
4- Observe o desenho abaixo e responda as questões:
a)O que este desenho representa?
_________________________________________________________
b)Qual é o ser produtor?
__________________________________________________________
c) E os seres consumidores?
___________________________________________________________
d) Qual é o animal herbívoro?
___________________________________________________________
e- E os carnívoros?
___________________________________________________________
5- Marque com x as afirmações corretas:
( ) Os animais herbívoros se alimentam de carne e vegetais.
( ) Os onívoros se alimentam tanto de carne quanto de vegetais.
( ) Os animais carnívoros se alimentam de vegetais.
( ) A girafa, o carneiro, a cabra e o boi são herbívoros.
( ) Os animais carnívoros se alimentam de vegetais.
6- Relacione as colunas:
( 1 ) Fotossíntese
( 2 ) Consumidores
( 3 ) Decompositores
( 4 ) Produtores
( 5 ) Cadeia alimentar
( ) Decompõem as plantas e animais mortos. Ajudam a recompor e a fertilizar o solo.
( ) Produzem o próprio alimento.
( ) Podem ser herbívoros, que se alimentam de plantas, carnívoros, que se alimentam de animais e onívoros que se alimentam de plantas e animais.
( ) Processo de fabricação do alimento pela planta.
( ) Homem, porco e galinha.
7-Escreva três das causas principais dos desequilíbrio ambientais: ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________
8- Faça a correspondência:
( A ) Consumidor primário
( B ) Consumidor secundário
( ) Criança comendo uma salada de tomate.
( ) Criança comendo um ovo frito.
( ) Criança tomando leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário