DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MANUAL DE PORTFÓLIO - um guia passo a passo para o professor

MANUAL DO PORTFÓLIO UM GUIA PASSO A PASSO PARA O PROFESSOR
 ELIZABETH SHORES E CATHY GRACE
 Resumo 
1) O que e portfólio?
 Portfólio é definido como uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e desenvolvimento de cada criança.

 2) Porque usar portfólio
 • Aumenta o conhecimento e as habilidades dos professores para adaptar ambientes de aprendizagens suprindo as necessidades individuais de cada criança;
 • Estimula a reflexão e a auto-avaliação;
• Fornece respostas as questões sobre currículo, instrução, direcionamento do comportamento, envolvimento familiar e outras questões importantes;
• Se torna uma ferramenta importante para um desenvolvimento curricular centrado na família; 
• Envolve a família na vida escolar da criança oferecendo oportunidades para que participem do crescimento e desenvolvimento das crianças;
• Compromete os pais com a avaliação por meio de comunicação variada freqüente;
• Possui o potencial de representar o desenvolvimento infantil nos domínios sócio-emocional, físico e nas áreas acadêmicas;
• Possibilita a criança a pensar sobre idéias e conhecimentos fora da sala de aula enriquecendo assim, as atividades de aulas tradicionais;
• Possibilita a criança pensar sobre seu próprio progresso, a tomar decisões sobre o próximo conteúdo a aprender além de definir objetivos de aprendizagem para si mesma.
        Fundamentalmente, a avaliação através de portfólio encoraja a reflexão por todos os membros da comunidade de aprendizagem – crianças, professores, atendentes de creche, administradores escolares e familiares – buscando objetivos comuns.
       O centro da avaliação com portfólio é a reflexão: a reflexão de cada criança sobre seus trabalhos e seus objetivos de aprendizagem, a reflexão dos pais e de outros familiares sobre o que seus filhos estão aprendendo e fazendo sua reflexão. 

 3) Política do portfólio
       A definição de regras para o uso do portfólio deve começar por examinar a missão ou os objetivos de sua escola ou de seu programa.
       Uma política de portfólio que seja adequada para programas de educação infantil do ponto de vista do desenvolvimento irá nortear a coleta de itens relacionados aos objetivos curriculares, enquanto encoraja crianças, pais e professores a colaborarem na escolha de outros itens.
       Entretanto, não teremos o beneficio total do portfólio no ensino centrado na criança, se não envolvermos as próprias crianças na escolha de itens para seu portfólio. Ao escolhê-los começarão a entender seu próprio desenvolvimento como aprendizes. Com tal entendimento, elas poderão, de fato, colaborar com seus professores na avaliação de seu progresso e no planejamento dos próximos passos.

Uma política de portfólio transparente
 • Identificar o (s) propósito (s) do portfólio, assim como melhorar a comunicação dentro da comunidade de aprendizagem;
 • Identificar os tipos de itens a serem coletados;
 • Estabelecer que o professor, a criança e os pais se (possível) colaborem na escolha de itens para os portfólios permanentes;
 • Identificar o cronograma, se existir, para a coleta de cada tipo de item;
 • Referir-se aos resultados, aos padrões ou aos critérios pêlos quais determinados itens, como tarefas de desempenho, podem ser avaliados;
 • Estipular que as reuniões de análise de portfólio em três vias sejam conduzidas em um número determinado de vezes por ano e em horas que sejam convenientes para os pais;
 • Identificar os procedimentos para proteger informações confidenciais;
 • Identificar os procedimentos para liberar itens aos pais e para retê-los de ano para ano.
          Os pais devem entender a idéia geral do sistema de avaliação de seus filhos. É importante que eles conheçam e apoiem os padrões e os critérios de aprendizagem do programa. Portfólios eficientes podem ajudar você a demonstrar aos pais como seus filhos estão progredindo, com um critério definido, bem como captar evidências das qualidades particulares de seus filhos.

 4) Conteúdo do portfólio Itens do portfólio
 • Amostras de trabalho
 • Produtos de avaliação de desempenho
 • Fotografias
 • Diários de aprendizagem
 • Registros escritos
            - Entrevistas
            - Registros sistemáticos
            - Registros de casos
            - Resumos de reuniões de análise de portfólio
            - Relatos narrativos
 • Gravações de áudio e vídeo
 Listagens e escalas de classificação

 Amostras de trabalho 
     É mais apropriado em educação infantil concentra-se em coletar amostras de trabalho que as crianças produzem voluntariamente (amostras de trabalhos autênticas), em vez de fazê-lo em uma data determinada.        O objetivo é garantir que as amostras coletadas revelem as habilidades individuais das crianças.
 Amostra de trabalho autêntica 
     Produto do trabalho de uma criança, refletindo as situações e os problemas reais tratados no ambiente de ensino, em vez de situações de ensino preparadas.
 Trabalhos artísticos 
     Os trabalhos artísticos da criança é um importante caminho para o aprendizado interdisciplinar e uma grande possibilidade de avaliação pois podem demonstrar o progresso de uma criança.
 Ditado das crianças 
     Os ditados são atividades importantes para o escritor em formação porque demonstram à criança as conexões tanto entre a experiência e a narrativa como entre a linguagem oral e a escrita. Eles representam um interessante tipo de amostra de trabalho por revelarem a habilidade da criança em usar uma linguagem expressiva. Relatos narrativos de experiências recentes e explicações de desenhos ou de outras produções são úteis para os portfólios, pois demonstram os pensamentos, os sentimentos e as reflexões das crianças. Amostra de escrita 
     O material escrito das crianças é um terceiro tipo essencial de amostra de trabalho. Uma ampla variedade de itens é adequada para portfólios, por exemplo:
 • Assinatura das crianças;
 • Legenda em desenhos;
 • Carta para pais e outras pessoas;
 • Registro em diários
 • Relatórios;
 • Histórias e livros originais.
      Os rascunhos de escrita são extremamente importantes. Preservar os rascunhos iniciais tem duas funções: a de demonstrar à criança (e aos pais) que a revisão é parte essencial do processo de escrever e também a de preservar evidencias do processo individual de escrita da criança. Isso representa importante informação para um diagnóstico no caso de a criança necessitar de auxílio extra para aprender a escrever.

 Produtos de avaliações de desempenho
      Um termo amplo, o qual inclui muitas das características da avaliação autêntica e da alternativa.
 Avaliação autêntica dá idéia de que as avaliações deveriam fazer com que os estudantes aplicassem conhecimentos e habilidades da mesma forma que são usados no mundo “real” fora da escola. A avaliação autêntica também reflete se a instrução prática é adequada , de modo a tornar apropriado o ensino para o teste.
 Avaliação alternativa é toda e qualquer avaliação que seja diferente de abordagens de múltipla escola ou de resposta única com tempo determinado, os quais caracterizam a maioria das avaliações padronizadas e muitas das avaliações típicas de sala de aula.

 Fotografia 
     Tire fotografias freqüentes das crianças e de suas atividades. É importante tomar nota das cenas, quando você as fotografa. As fotos devem contar uma história. Inclua data, horário, cenário, nome das crianças envolvidas e o significado de cada cena. Pergunte-se:
• O que estava acontecendo quando tirei essa foto?
• O que acabara de acontecer?
• Quem estava presente?
• Fui eu quem planejou esta atividade, foi uma criança, ou foi espontânea?
• Que tipo de aprendizado estava acontecendo aqui – cognitivo, socioemocional ou desenvolvimento físico? • Este momento foi um marco importante para alguma criança? Mostre as fotos para as crianças para que pensem sobre suas próprias realizações. Insira no portfólio as anotações das crianças e seus próprios pensamentos sobre o significado dessas fotos. 

 Diários de aprendizagem 
      É um registro continuo, escrito pela criança e pelo professor de novas descobertas e de novos entendimentos. Nele a criança registra memórias – escritas, ditadas, desenhadas – não apenas dos livros que lei (embora isso seja muito importante) mas, dos eventos que ela observam das pessoas que conhece, das experiências pelas quais passa. Nesse diário a criança concentra seus pensamentos sobre o que tem aprendido e sobre o que ela gostaria de aprender em seguida.
     O objetivo do diário de aprendizagem é, a curto prazo, proporcionar uma certa individualização do planejamento curricular. 
     Diários de aprendizagens são passos importantes no processo do portfólio porque, primeiro, eles envolvem o professor e a criança em discussões rápidas e, segundo, proporcionam, ao professor uma oportunidade regular para escrever comentários a respeito das idéias e dos interesses da criança.
     As crianças devem se motivadas a conversarem sobre o que elas tem experimentado em casa, assim como em sua escola ou creche nos momentos da Hora do Diário de Aprendizagem.
    Anote as idéias de tópicos para o diário de aprendizagem que pode aparecer nesse momento ou em qualquer outro. Marque consultas semanais (4 ou 5) para atender todas as crianças.

 Registros escritos
 Entrevistas
      É uma técnica para pesquisar mais profundamente aquilo que uma criança sabe em uma área específica. São ocasiões em que o professor e a criança discutem um único conteúdo em profundidade. As entrevistas são boas oportunidades para se discutir informações e idéias com as crianças em uma situação naturais, ao mesmo tempo em que avalia seu domínio de conceitos e de idéias importantes. Pode ou não ser gravado. Dicas
 - Escreva a data no começo;
 - Anote o nome do local onde será feita a entrevista;
 - Concentre-se em escrever os comentários importantes da criança;
 - Certifique-se de usar aspas quando copia um comentário que a criança tenha feito;
 - Desenhe uma estrela ou um asterisco ao lado de idéias importantes à medida que as anota, para indicar que estas eram importantes para a criança;
 - Registre suas impressões da entrevista, como “Eleonor estava agitada”. Use parênteses para distinguir essas percepções.
 - Escreva frases e sentenças simples.
 - A criança deve fazer anotações ao seu diário de aprendizagem sobre suas próprias reflexões.

 Registros sistemáticos 
     São breves anotações que o professor faz de atividades casuais específicas, envolvendo uma ou mais crianças com o objetivo de documentar o progresso de uma criança em relação aos objetivos ou situações determinadas.
     Registro do quanto uma criança está aprendendo em uma determinada área curricular tornando-se, desse modo, a documentação para muitas de sua decisões referentes a currículo e instrução.
 Descrição diária – registrar regularmente observações de uma única criança para documentar mudanças no seu comportamento e nos seus interesses com o passar do tempo.
 Registros contínuos – registrar cada ato de uma criança durante um período especifico de tempo.
      Ex: Objetivo - aperfeiçoar o estudo de ciências em sua classe e planejar a oferta de uma variedade de experiências concretas no laboratório de ciências. Você pode realizar registros sistemáticos das respostas dadas pelas crianças a essas oportunidades. Se você descobrir, pela observação, que poucas crianças estão utilizando o novo prisma do laboratório de ciências corretamente, você saberá que há necessidade de realizar uma demonstração, para pequenos grupos diferentes, de como usar o prisma.

 Registros de casos
      Envolve reconhecer eventos importantes para o desenvolvimento de determinadas crianças, à medida a medida que eles ocorrem, e escrever narrativas breves e claras desses eventos. 
Dicas
 - Limite sua narrativa a apenas um incidente; 
- Complete suas notas assim que possível;
 - Registre apenas os fatos;
 - Registre quaisquer comentários sobre o incidente em uma seção separada de sua ficha de registro de caso;
 - Refira-se à informações de apoio, como amostra de trabalhos e fotografias, na seção de comentários. 

Resumos de reuniões de análise de portfólios
      Use as mesmas técnicas das consultas de diário de aprendizagem de entrevistas, mas dirija a atenção da criança para seu trabalho.
      Perguntas para a concentração das crianças:
  • Que tipos de coisas temos em seu portfólio?
  • Quais são os seus melhores trabalhos
  • Quais você gostaria de Ter feito de outro jeito?
 • Quais trabalhos demonstram seu progresso como escritor? Como cientista?: Como artista? Como pesquisador?
     Na conclusão de cada reunião de análise de portfólio, auxilie a criança a escrever um resumo de seus progressos e objetivos em um registro do diário de aprendizagem
      Preserve suas impressões ou preocupações em um registro escrito próprio. Date seus registros escritos e use-os como referencia para planejar mini aulas para a criança e para as outras.
     A análise de portfólio pode inspirar algumas delas a revisitarem algum projeto anterior, talvez acrescentando novos retoques a um trabalho de arte, ou revisando uma resenha de um livro. Uma análise de portfólio permite que você descubra mais a respeito daquilo que a criança pensa sobre seu próprio trabalho e seu próprio progresso e determinarem seus próprios objetivos de aprendizagem.
 Dicas
 • Agende cada reunião junto aos pais concedendo 30 minutos para cada um;
 • Espalhe o conteúdo ao portfólio de aprendizagem e converse sobre ele;
 • Solicite aos pais e à criança que comentem itens individuais ou o portfólio todo;
 • Fornecer um formulário para os comentários escritos ou gravar os comentários dos pais em uma fita;
 • Acrescente planos ou resultados da conferencia de portfólio ao relatório narrativo.

 Relatos narrativos 
     São resumos abrangentes das experiências de aprendizagem da criança, refletindo a perspectiva do professor e a informação derivada de amostras de trabalhos, de diário de aprendizagem e de outros itens. É um resumo do desenvolvimento da criança envolvendo a revisão sistemática dos conteúdos do portfólio e a correlação das atividades das crianças com padrões e com critérios extrínsecos. 
     Os relatórios narrativos simplificam o sistema geral de avaliação. São o centro do portfólio demonstrativo. As fontes para os relatórios narrativos são; o conteúdo do portfólio juntamente com o material e com as anotações confidenciais sobre cada criança do diário de ensino do professor.
      Esquema para relatórios narrativos: 
• Resumo do progresso da criança desde o ultimo relatório (ou desde a ultima reunião de pais e professores, ou durante o ano escolar em andamento).
• Desenvolvimentos importantes – comunicação, matemática, resolução de problemas, criatividade, sócio-emocional, físico e alfabetização;
 • Plano de ação

 Listagens e escala de classificação
      As listagens e escala de classificação de diversas habilidades e de diversos conceitos são uma característica comum dos portfólios infantis. Esses instrumentos podem ser valiosos para rápida avaliação e registro das habilidades de uma criança em um certo domínio do desenvolvimento.
      As melhores listagens de conferencia são aquelas que você cria de acordo com os princípios de desenvolvimento infantil e com os objetivos do seu programa de ensino.

5) Tipos de portfólio
 • Particular
 • Aprendizagem
 • Demonstrativo

 Portfólio particular 
     Registros escritos a respeito dos alunos: históricos médicos, telefone dos pais, registros sistemáticos, registros de casos, entrevista com os pais. É confidencial.

 Portfólio de aprendizagem
      Usado pelas crianças. É a coleção da criança. Contem anotações, rascunhos e esboços preliminares de projetos em andamento, amostras de trabalhos recentes e o diário de aprendizagem da criança.

 Portfólio demonstrativo 
    Fazem parte desse portfólio amostras representativas de trabalhos, as quais demonstram avanços importantes ou problemas persistentes.
     Um dos benefícios de portfólios demonstrativos é que as crianças e seus futuros professores podem rever seus trabalhos anteriores e encontrar pistas para novos projetos. 
      O portfólio demonstrativo acompanha as crianças desde a pré escola até o Ensino Fundamental e cada professor novo pode utilizá-lo como base para decisões iniciais sobre elas.
      Esses portfólios podem ser usados como referencia na comunicação inicial com as crianças e as famílias, ao designar projetos individuais ou de pequenos grupos, etc.

 5) O processo de montagem de portfólio 

 Dez passos 
1) Estabelecer uma política para o portfólio
 2) Coletar amostras de trabalho
 3) Tirar fotografias
 4) Conduzir consultas nos diários de aprendizagem
 5) Conduzir entrevistas
 6) Realizar registros sistemáticos
 7) Realizar registro de casos
 8) Preparar relatórios narrativos
 9) Conduzir reuniões de análise de portfólio em três vias
 10) Usar portfólio em situações de transição

Nenhum comentário:

Postar um comentário