DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

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segunda-feira, 25 de novembro de 2013

OBJETIVOS 1º E 2º ANOS

   NA PRÁTICA DA ORALIDADE
1º ANO
O Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão.
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
2º ANO
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
 O Na compreensão dos sentidos nas mensagens orais e escritas.
  NA PRÁTICA DA LEITURA
1º ANO
O No interesse pela leitura de histórias.
O Na escolha de livros para ler e apreciar.
2º ANO
O Na leitura de textos de diferentes gêneros.
NA PRÁTICA DA ESCRITA
1º ANO
O Na escrita de seu nome escrito e de outras pessoas.
O Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos
2º ANO
Na produção de textos escritos coesas e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética.
 
NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
1º ANO
O No reconhecimento, na valorização e na construção do significado dos números como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
2º ANO
O Na construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social.
 O Na interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
1º ANO
O Na comunicação de idéias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situações-problema relativos à contagem e aos significados das operações fundamentais.
2º ANO
O Na resolução de situações problema e na compreensão dos significados das operações fundamentais. O No desenvolvimento de procedimentos de cálculo.
ESPAÇO E FORMA
1º ANO
O No reconhecimento e na valorização das noções de espaço/forma como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
2º ANO
O No estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço.
O Na percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações
GRANDEZAS E MEDIDAS
1º ANO
O No reconhecimento e na valorização de grandezas mensuráveis.
2º ANO
O No reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários.
  TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
1º A
O No estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações.
2º ANO
O No estabelecimento de aproximações do uso de tabelas e gráficos para representação de informações


 TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA, CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICA
1º ANO
O No estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social, outros grupos e gerações.
O Na ampliação de sua autoconfiança, independência e autonomia.
2º ANO
O No conhecimento de fatos históricos, políticos, sociais e geográficos de seu grupo de convívio escolar e de sua localidade.
O Na identificação de documentos históricos como fonte de informação.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS E UNIVERSO
1º ANO
O No estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
O No reconhecimento de que a paisagem é formada por diferentes componentes interdependentes.
O No desenvolvimento de atitudes que valorizam a saúde e o bem-estar coletivo.
2º ANO
O No reconhecimento da presença de componentes bióticos e abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local.
O Na compreensão do ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos
RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA
1º ANO
O No reconhecimento dos processos e etapas de transformação de materiais em objetos
2º ANO
O Na definição de ações coletivas e individuais que conduzam à qualidade e melhoria das condições de vida das localidades.
O Na compreensão de que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação ás condições do ambiente em que vivem
1º E 2º ANO
ARTES VISUAIS
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
O Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte.
MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.
O Na identificação de sons ambientais.
O No desenvolvimento de arranjos, improvisações e composições baseados nos elementos da linguagem musical.
TEATRO
O Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática).
O Na pesquisa, elaborou e utilização de máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral.
DANÇA
O Na articulação de sensações corporais e marcas gráficas (elementos da natureza etc)
O Na articulação de sensações corporais e marcas gráficas (elementos da natureza etc) O No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos)

ESPORTES
O No desenvolvimento de autonomia, independência e responsabilidades.
O No respeito às regras das atividades e a todos os seus colegas sem nenhum tipo de discriminação.
JOGOS E BRINCADEIRAS
O No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
O Na prática de jogos simbólicos.
O Na organização autônoma de alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais.
GINÁSTICA
O Na percepção de interações fisiológicas provocadas pelo esforço físico.
O Na coordenação dos movimentos, da flexibilidade, da força calculando a maneira mais adequada de conseguir seus objetivos.
DANÇA
O Na participação de manifestações da cultura corporal.
O Na descrição oral das partes do corpo e suas funções.
EXPRESSÃO E MOVIMENTO
O No reconhecimento e compreensão das suas limitações e possibilidades corporais.
O No desenvolvimento de cuidados simples de higiene.
O Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.

1º E 2º ANOS

CONHECIMENTO DE SI
O Na compreensão por meio de atividades diversas (textos, vídeos, conversas, dramatizações) a composição da família bem como suas diferenças (família direta ou indireta).
O Percebendo-se como parte integrante de pequenos grupos (escola, família, igreja) e, assim da sociedade.
O Na identificação e valorização do que se aprendeu e sua utilidade na vida.
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
MEIO AMBIENTE
O Na demonstração de respeito e sabedoria no cuidado com a natureza (cuidado com animais, água, plantas etc...) valorizando-a como importante para sua vida.
O Na demonstração de atitudes de respeito ao bem comum, como forma de preservação (patrimônio, escola, mobiliário e materiais escolares, prédio etc...)

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