DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A LENDA DA CRIAÇÃO DO MUNDO E DOS ORIXÁS

 TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA, CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICA
1º ANO
O No estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social, outros grupos e gerações.
O Na ampliação de sua autoconfiança, independência e autonomia.
2º ANO
O No conhecimento de fatos históricos, políticos, sociais e geográficos de seu grupo de convívio escolar e de sua localidade.
O Na identificação de documentos históricos como fonte de informação.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS E UNIVERSO
1º ANO
O No estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.


1º E 2º ANOS
CONHECIMENTO DE SI
O Na compreensão por meio de atividades diversas (textos, vídeos, conversas, dramatizações) a composição da família bem como suas diferenças (família direta ou indireta).
O Percebendo-se como parte integrante de pequenos grupos (escola, família, igreja) e, assim da sociedade.
O Na identificação e valorização do que se aprendeu e sua utilidade na vida.
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.

 Trata-se de uma animação com uma linguagem acessível ao público infantil. Acreditamos que o uso de materiais presentes no dia a dia da escola - brinquedos, sucatas e papeis de diferentes texturas - possam facilitar a comunicação entre alunos e professores e simplificar a transmissão de conhecimento. Nossa expectativa é que esse vídeo possa fazer parte das rodas de histórias comuns nas classes da educação infantil.

Disponível em: http://vimeo.com/70586469

Nenhum comentário:

Postar um comentário