DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

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domingo, 1 de dezembro de 2013

OBJETIVOS - 3º ANO

NA PRÁTICA DA ORALIDADE
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação. 
O Na compreensão dos sentidos nas mensagens orais e escritas. 
 NA PRÁTICA DA LEITURA
O Na leitura de textos de diferentes gêneros. 
 NA PRÁTICA DA ESCRITA 
 O Na produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética.



NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL 

 O Na construção do significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social.
O Na interpretação e produção da escrita numérica, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades.
 OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS 
O Na resolução de situações problema e na compreensão dos significados das operações fundamentais. 
 O No desenvolvimento de procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado. 
O No desenvolvimento de estratégias de verificação e controle dos cálculos. 
ESPAÇO E FORMA 
O No estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço.
O Na percepção de semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações;
 GRANDEZAS E MEDIDAS 
O No reconhecimento de grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e valores monetários.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO 
O Na identificação e uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações

TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA, CULTURAL, SICIAL E ECONÔMICA
 O No reconhecimento de permanências e transformações políticas, sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas da sua coletividade. 
 O Na identificação de documentos históricos como fonte de informação discernindo algumas de suas funções. 
 EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS E UNIVERSO
 O Na identificação de componentes bióticos e abióticos que determinam as características específicas dos diferentes ambientes na paisagem local. 
 O Na compreensão do ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos 
 RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA 
 O No desenvolvimento de atitudes responsáveis de cuidado consigo próprio e com o ambiente em que vive. 
 O No reconhecimento de referenciais espaciais de localização, orientação e distância. 
O no reconhecimento das semelhanças e diferenças, nos modos de apropriação da natureza por diferentes seres vivos. 

ARTES VISUAIS
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
O Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte.
MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.
O Na identificação de sons ambientais.
O No desenvolvimento de arranjos, improvisações e composições baseados nos elementos da linguagem musical.
TEATRO
O Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática).
O Na pesquisa, elaborou e utilização de máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral
                                            DANÇA
O Na articulação de sensações corporais e marcas gráficas (elementos da natureza etc)
O Na articulação de sensações corporais e marcas gráficas (elementos da natureza etc) 
O No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos)

ESPORTES
O No desenvolvimento de autonomia, independência e responsabilidades.
O No respeito às regras das atividades e a todos os seus colegas sem nenhum tipo de discriminação.
JOGOS E BRINCADEIRAS
O No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
O Na prática de jogos simbólicos.
O Na organização autônoma de alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais.
GINÁSTICA
O Na percepção de interações fisiológicas provocadas pelo esforço físico.
O Na coordenação dos movimentos, da flexibilidade, da força calculando a maneira mais adequada de conseguir seus objetivos.
DANÇA
O Na participação de manifestações da cultura corporal.
O Na descrição oral das partes do corpo e suas funções.
EXPRESSÃO E MOVIMENTO
O No reconhecimento e compreensão das suas limitações e possibilidades corporais.
O No desenvolvimento de cuidados simples de higiene.
O Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.


CONHECIMENTO DE SI
O Na compreensão por meio de atividades diversas (textos, vídeos, conversas, dramatizações) a composição da família bem como suas diferenças (família direta ou indireta).
O Percebendo-se como parte integrante de pequenos grupos (escola, família, igreja) e, assim da sociedade.
O Na identificação e valorização do que se aprendeu e sua utilidade na vida.
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
MEIO AMBIENTE
O Na demonstração de respeito e sabedoria no cuidado com a natureza (cuidado com animais, água, plantas etc...) valorizando-a como importante para sua vida.
O Na demonstração de atitudes de respeito ao bem comum, como forma de preservação (patrimônio, escola, mobiliário e materiais escolares, prédio etc...)

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