O Na
ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão.
O No
interesse pela leitura de histórias.
O Na
escolha de livros para ler e apreciar.
O No
reconhecimento de seu nome escrito.
CONTEÚDOS
Conteúdos
Conceituais
FALAR E ESCUTAR.
O Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, observando como:.Profª Denise Mara F. Cunha Coordenadora do CEDIC EM Kaoru Hiramatsu Mogi das Cruzes |
# parlendas.
# adivinhas.
# quadrinhas.
# poemas.
# canções..
O Uso da linguagem oral para:.
# conversar.
# brincar.
# comunicar.
# expressar.
desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos.
# relatar suas vivências nas diversas situações de interação.
# Reconto de histórias com auxílio de material e ajuda do professor..
# Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa..
# Participação em situações que envolvam a necessidade de expor suas ideias e ponto de vista..
PRÁTICAS DE LEITURA.
O Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo..
PRÁTICAS DE ESCRITA.
O Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso
da escrita..# produção de texto (O professor como escriba na escrita de textos coletivos)..
# lista de palavras (tendo como suporte figuras)..
# Escrita do próprio nome.
Conteúdos
Procedimentais
O Prática
de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no
momento, sobre o sistema de escrita..
PRÁTICAS DE LEITURA.
O Participação nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como:.
#contos.
# poemas.
# notícias de jornal.
# informativos.
# parlendas.
# trava-línguas etc..
O Participação em situações de leitura espontânea.
O Uso de diferentes fontes de leitura: #livros.
#revistas .
#histórias em quadrinhos.
# jornais.
#informes.
como proposta de lazer e conhecimento da língua.
PRÁTICAS DE LEITURA.
O Participação nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como:.
# poemas.
# notícias de jornal.
# informativos.
# parlendas.
# trava-línguas etc..
O Participação em situações de leitura espontânea.
O Uso de diferentes fontes de leitura: #livros.
#revistas .
#histórias em quadrinhos.
# jornais.
#informes.
como proposta de lazer e conhecimento da língua.
Conteúdos
Atitudinais
PRÁTICAS DE
ESCRITA.
O Respeito pela produção própria e do outro.
O Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
O Respeito pela produção própria e do outro.
O Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
ATIVIDADES APÓS A LEITURA DO LIVRO
duração: 15 dias
duração: 15 dias
* Contação da história
1) Fixação das palavras de destaque do texto
2) Recreação - Brincando de montinho
Cada criança representava uma figura da história e ao ouvir o nome dos objetos deveria ir para um tapete e se deitar nele. A regra era que ninguém poderia ficar fora do tapete.
Variação: Num outro momento, a professora da sala , Verônica do infantil IV, ao invés de ler a história para as crianças, mostrava as páginas do livro e as crianças diziam o nome do objeto na sequência formando em seguida o "montinho".
Confecção de jogos usando material reclinável, no caso o papelão, montado figuras da histórias e seus respectivos nomes para a brincadeira de achar o par.
4) Ache o par de figuras e palavras
Variações: formar grupos em que cada criança receba uma figura e uma de cada grupo deverá encontrar a palavra correspondente, ou a criança recebe a palavra e deverá encontrar a figura. Ideia da professora Maria Cristina Marcatti 100% envolvida na aula também aproveitando para questionamentos como: 1ª e última letra, inicial do nome da criança com o nome da palavra, número de letras e sílabas.
5) Ache o par com figuras
Profª: Renata Tadeu Mercúrio |
5) Cruzadinha Coletiva
Muito divertida. Aqui fizemos um jogo com meninos X meninas. Cada grupo com um número de palavras para montar. 6) Confecção de Peteca
Trabalho realizado na Escola Municipal Kaoro Hiramatsu, Mogi das Cruzes, SP, com crianças de 03 a 06 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário