DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 6 de março de 2014

AVALIAÇÃO - matemática - ciclo I

























CIRCO

"Odeio Circo. Aliás, odeio tudo que me encanta e depois vai embora." Caio F Abreu

fonte: Youtube. O CIRCO. disponível em:
fonte: Youtube. Xuxa piruetas. disponível em:
                    
fonte: YouTube. Xuxa - O Palhacinho Atrapalhado. Disponível em:
fonte: YouTube. Mônica e Cebolinha em: Um dia No circo. Disponível em:
fonte: Youtube. Circo da Alegria - Patati Patatá . Disponível em;
http://www.youtube.com/watch?v=tvDZbnDNolM
fonte:Youtube. O CIRCO - THE CIRCUS - SIDNEY MILLER. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=EwIcHJleS5A
fonte: YouTube. o circo. Sítio do pica-pau-amarelo. Disponível em:



fonte: Youtube. Brincadeiras de circo. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=q70h4K5iOz0
fonte: YouTube. Quintal da Cultural. O circo do Quintal chegou. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=NNiKkEdUF7o
fonte: YouTube. Um atrapalhado no circo. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=OC5fR1oQdEQ
fonte: YouTube. Quintal da cultura. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=PnQyDAdzntI
fonte: YouTube. Charlie Chaplin - O circo. disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=HshIW9Z4pgk

terça-feira, 4 de março de 2014

SIMETRIA



★ Explorar as noções de simetria
★ Explorar a criatividade

★ Exercitar a memória


★ Desenvolver a coordenação motora
Trabalhar com simetria dá aos alunos oportunidades para desenvolver a observação, a percepção de semelhanças e diferenças entre figuras, sendo uma maneira de relacionar conceitos geométricos ao dia a dia dos alunos, uma vez que a simetria pode ser facilmente observada na natureza e em obras de arte, entre outros elementos do cotidiano.
 O estudo de simetria é indicado para auxiliar no desenvolvimento de habilidades espaciais, como a discriminação visual, a percepção de posição e a percepção de que a forma de uma figura não depende de seu tamanho ou de sua posição. Tais habilidades são importantes não simplesmente para o ensino de Geometria, mas também para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, inclusive no ensino dos numerais. O conteúdo de simetria deve ser contemplado em todos os anos das séries iniciais do ensino fundamental de maneira articulada e gradual. Confira algumas atividades divertidas!
Máscaras simétricas

Jogo da memória com simetria

Simetria com dobradura



Fonte: After School - Apoio Escolar. Disponível em:

domingo, 2 de março de 2014

O MACACO E O COELHO

PÁSCOA
3º AO 5º ANO
 NA PRÁTICA DA ORALIDADE 
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
O Na compreensão dos sentidos nas mensagens orais e escritas.
 NA PRÁTICA DA LEITURA 
O Na leitura autônoma de textos de diferentes gêneros.
NA PRÁTICA DA ESCRITA 
 O Na produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando corretamente as regras ortográficas e de pontuação.
 O Na revisão de seus próprios textos a partir de uma primeira versão com ajuda do professor.



ARTES VISUAIS
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.

MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.

                                            DANÇA
O Na articulação de sensações corporais e marcas gráficas (elementos da natureza etc)
O Na participação de manifestações da cultura corporal.


JOGOS E BRINCADEIRAS
O No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
O Na prática de jogos simbólicos.
O Na organização autônoma de alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais.

EXPRESSÃO E MOVIMENTO
O No reconhecimento e compreensão das suas limitações e possibilidades corporais.
O Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.


CONHECIMENTO DE SI
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
MEIO AMBIENTE
O Na demonstração de respeito e sabedoria no cuidado com a natureza (cuidado com animais, água, plantas etc...) valorizando-a como importante para sua vida.
O Na demonstração de atitudes de respeito ao bem comum, como forma de preservação (patrimônio, escola, mobiliário e materiais escolares, prédio etc...)




















fonte: Atividades elaboradas por: Mary Romana Siqueira Souza.
Disponível em:
http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html
PRODUÇÃO DE TEXTO
fonte:espacosaber-infantil.blogspot.com
QUEBRA CABEÇA DE LEITURA
fonte:profmarinalda.blogspot.com


  • De olhos vermelhos;
  • Coelhinho Cacá;
  • Coelhinho da Páscoa;
  • Coelhinho de orelhão comprido;
  • Coelhinho corredor;
  • Coelho bossa nova;
  • Coelho Zezinho;
  • Coelho Caolho;
  • O coelho, o tatu e a onça;
  • Coelhinho saltitante;


 
fonte:
http://www.redtedart.com/2012/02/28/lamb-craft-activities-for-kids/sheep-craft-2/

CESTA DE OVOS PARA A  PÁSCOA


















fonte:
http://www.dietaemagrecerurgente.com/cesta-de-pascoa-feito-com-garrafa-pet/
fonte:escolinhabiblica.acaopublicidade.com
RECREAÇÃO