O O que o aluno poderá aprender com esta aula:
O Conhecer as origens do forró;
O Conhecer os principais representantes do gênero;
O Aprender a dançar forró;
O Perceber elementos da cultura nordestina nas obras de forró;
O Conhecer os tipos de forró;
O Produzir trabalhos artísticos baseados em canções de forró. Conceito de "gênero musical"
1º MOMENTO:
O/a professor/a combinará com a turma um estudo sobre o "FORRÓ". Para dar início, fará alguns questionamentos às crianças:
Vocês sabem o que quer dizer forró?
Quem gosta de forró?
Quem sabe cantar alguma música de forró?
E quem sabe dançar forró?
Qual a época do ano em que se dançam mais forró?
As respostas das crianças deverão ser anotadas em um cartaz e fixadas na parede da sala de aula.
2º MOMENTO: O/a professor/a exibirá um vídeo sobre a origem do forró. A história do Forró
2º MOMENTO: O/a professor/a exibirá um vídeo sobre a origem do forró. A história do Forró
Após a exibição, novos questionamentos serão feitos:
O que vocês compreenderam sobre a origem do forró?
Como nasceu o nome "forró"?
O que falaram sobre a cidade de Natal?
E sobre Luiz Gonzaga, o que disseram?
3º MOMENTO: O/a professor/a deverá colocar em alguns momentos da roda a música "Asa Branca" de Luiz Gonzaga. Depois, o professor deverá fixar a letra da música na sala de aula, sendo que os alunos deverão ilustrá-la. E assim, todos irão se apropriando da letra da música.
CONHECENDO OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO FORRÓ.
1º MOMENTO: O/a professor/a disponibilizará papéis com o nome escrito com letra de forma maiúscula e a foto dos maiores representantes de forró do país (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, e outros). Depois, cada criança deverá retirar um destes nomes e com a ajuda dos pais, pesquisar o perfil biográfico do artista sorteado. Deverão trazer CD's ou DVD's dos cantores, sendo que o professor também ficará responsável pelo acervo musical.
2º MOMENTO: Após a pesquisa, cada criança irá apresentar o artista que pesquisou, falando um pouco da sua vida e obra e apresentando uma música do artista (CD ou DVD) para a turma escutar. Há cada apresentação, o/a professor/a poderá fazer comentários enriquecedores sobre o cantor
CONHECENDO ALGUNS TIPOS DE FORRÓ.
1º MOMENTO: O professor pedirá as crianças que assistam a três vídeos com atenção, pois depois irão responder algumas questões sobre os mesmos.
Vídeo 01 - Forró pé-de-serra:
Vídeo 03 - Forró universitário:
Todos os vídeos mostram o mesmo tipo de forró?
Há alguma diferença entres os forrós mostrados nos vídeos?
Qual o tipo que vocês mais estão acostumados a ouvir?
Qual o tipo que mais passa nas rádios e se apresentam nos programas de televisão.
3º MOMENTO: O/a professor/a falará que o forró, ao longo de sua história, foi sofrendo algumas modificações que geraram novos tipos de forró. O forró que primeiro surgiu foi o mostrado no vídeo 01, chamado de forró pé-de-serra. O forró mostrado no vídeo 2 é o forró eletrônico, como foi citado na própria reportagem. E o forró do vídeo 3 é o chamado forró universitário, pois nasceu dentro das universidades através de grupos de estudantes.
O/a professor/a, então, construirá juntamente com as crianças uma tabela, na qual constará os nomes dos cantores/bandas de forró abordados na aula.
Observação: Neste site há um material interessante para ser pesquisado:http://www.oforro.com/Generos-e-Tipos-de-Forro/
4º MOMENTO: O professor proporá aos alunos uma aula de dança, na qual todos poderão dançar o forró, lembrando que cada um deverá criar sua própria coreografia, as crianças poderão dançar em duplas se assim o desejarem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jackson_do_Pandeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dominguinhos
Avaliação
O aluno será avaliado:
O Pelo conhecimento conquistado sobre o forró e sua importância para a cultura brasileira;
O Por sua dedicação na realização das atividades;
O Por sua prática oral nos momentos em que esta se fizer necessária;
O Por sua interação com os demais alunos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário