"Liberte seus sentimentos, se eles ficarem guardados não terão nenhuma utilidade a não ser a de alimentar o sofrimento ! Thaís Alves Vieira de Aquino"
Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional" retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
O Reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre ( Auto-Conhecimento emocional).
O Aprender a lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação (Controle Emocional).
O Dirigir emoções a serviço de um objetivo (Auto-Motivação).
O Reconhecer e respeitar as emoções de outras pessoas.
O Exercitar os relacionamentos inter-pessoais.
O Reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre ( Auto-Conhecimento emocional).
O Aprender a lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação (Controle Emocional).
O Dirigir emoções a serviço de um objetivo (Auto-Motivação).
O Reconhecer e respeitar as emoções de outras pessoas.
O Exercitar os relacionamentos inter-pessoais.
Essas atividades, encontrei no blog: http://amorecriatividade.blogspot.com.br/ ((¯`·._.·[ Aprender com as Diferenças ]·._.·´¯)) e achei muito legal pois permite trabalhar os sentimentos, angustias, alegrias e sonhos das crianças de maneira lúdica e aparentemente descompromissado ou seja, sem causar qualquer tipo de constrangimento à essa criança. Pode se realizado em forma de roda de conversa com imãs atrás das figuras para serem colocadas em um quadro (ou até na porta do armário na falta do quadro) ao mesmo tempo que contam com estão se sentindo e porque. A partir daí o professor pode desenvolver algumas atividades que ajudem as crianças a resolverem seus conflitos. Achei dez e espero que gostem também.
ATIVIDADE
Dependendo da idade essa é uma boa atividade para através de brincadeiras, observar comportamentos e sentimentos, nesse caso das meninas.fonte: site da Moranguinho. Disponível em:
Fonte:Artesanato e bijuterias MsArtemoderna. disponivel em:
Arte Conkreta |
Usando as figuras que temos podemos perfeitamente fazer o dado e brincarmos. Me conte algo que te deixa feliz, triste, nervoso. Todos podem brincar e sem perceber estarão expondo sentimentos e situações que mexem com eles e isso pode ser bem legal se bem direcionado.
Fonte: Arte Concreta. Disponível em:
Mil faces | Professor Sassá
Fonte:Youtube.Mil faces | Professor Sassá. Disponível em:
Fico feliz por ter usado minha frase em seu blog. Aliás adorei. Beijos
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