"Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para ser avaliado. Aprender a lê-las , interpretá-las é um longo aprendizado que requer uma atitude teórica definida."
Emilia Ferreiro
SONDAGEM
Emilia Ferreiro
SONDAGEM
CAPA
1ª FOLHA
VÍDEO
Diagnóstico na alfabetização inicial
fonte: youtube:Diagnóstico na alfabetização inicial. Disponivel em:Diagnóstico na alfabetização inicial
Qualquer grupo de palavras terá o mesmo resultado na sondagem. Portanto não existe uma ordem pré-estabelecida para essa escolha desde que respeitadas algumas regras como: o grupo de palavras deve começar com uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossilaba, nesta ordem e de um mesmo campo semantico. Complementar com a frase que ajuda a confirmar a hipótese de escrita da criança. Eu já deixo pronta para o ano todo. Dou uma folha de sulfite sem linhas, sem numeração e sem figuras. A criança escreve seu nome em seguida as palavras. Ao terminar recorto o espaço em branco da folha e colo no portfólio que faço em forma de sanfona colando com durex. Dessa maneira a visualização da evolução da criança fica perfeitamente visível a quem interessar.
Fonte:Sítio: NAI - Núcleo de Aprendizagem Integrada. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário